BUSCAPÉ


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Cristo Esplendor: Monumento em Santa Helena, Paraná





Até o nome é bonito: Cristo Esplendor! Fica em Santa Helena, cidade localizada às margens do Lago de Itaipu. O monumento de bronze inaugurado em 2000 surpreende, considerando as dimensões dele e o tamanho da cidade. 

O Cristo é resultado do trabalho do escultor Faustino José Zardo Coin e do fundidor em cobre Adalberto Luiz Basso. O arquiteto do moumento como um todo, o que inclui o jardim que aparece na foto é João Cid Munhoz Campello quem também assina o projeto da Prefeitura da cidade. 

Localizado em um lugar alto, do Cristo se pode ver toda a cidade abaixo e também além da cidade, todo o verde da região e o Lago da Hidrelétrica de Itaipu. Quanto as energias, embora o local seja destinado aos católicos, é universal. Eu a senti aberta e fluindo para todos independentes de religião, partido, tribo, casta ou qualquer outra invenção humana negativa. Na foto aparece Abilene Rodrigues, jornalista de Foz do Iguaçu que participou de um levantamento da região. Evangélica por tradição ela disse uma frase que me impressionou: "se eu fosse católica, eu me casaria aqui". Ela se referia à Capela que existe sob o Cristo. 

Todo este encanto me leva a incluir O Cristo Esplendor na lista de Lugares Sagrados do Brasil e recomendado para quem anda curtindo o mundo de cabeça aberta e de coração aberto para as energias. Só pediria às autoridades de Santa Helena que redobrassem a vigilância e os cuidados no monumento. Lamentavelmente, vi pixações de baixo teor e pixações até no pé do Cristo Esplendor. Além de evitar a pixação, pedimos que se mantenham os trabalhos de manutenção que inclui fazer funcionar as fontes e as luzes segundo a vontade e as energias do projeto original. Os Blogs e sites ligados ao Neblina Criativa, Lugares Sagrados do Brasil e Y-Guaçu Secreta como um Chácra da Terra estão ao serviço desta maravilha. Paz! Chuva de Bençãos!

Jesus Cristo, esplendor dos exércitos celestiais, tende piedade de nós
- Da Ladainha de São Miguel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário