BUSCAPÉ


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Praia da Costa

 
Praia da Costa (Vila Velha)



Fazem parte da Rota do Sol  da Moqueca, os municípios de Vitória, Serra, Guarapari, Vila Velha e Anchieta;

Essa foi a primeira rota criada no Espírito Santo, própria para quem curte praia, turismo náutico, turismo religioso, histórico/cultural e gastronomia.










A culinária capixaba destaca-se pela moqueca e pela torta capixaba, pratos típicos feitos a base de frutos do mar, servidos em panela de barro, artesanato ligado às tradições indígenas.

Antes de falar um pouco sobre cada município, resolvi aproveitar que estamos próximos ao horário de almoço e postar a receita da famosa moqueca capixaba que deixa os turistas com água na boca.

Convento da Penha




Principal monumento religioso do Estado, o Convento da Penha começou sua história em 1562, com Frei Pedro Palácios,quando foi construída uma capela dedicada a São Francisco. No cume do morro, posteriormente, foi erguidaa Capela das Palmeiras, depois que, segundo a lenda, um quadro com a imagem de Nossa Senhora das Alegrias, trazido por ele de Portugal em 1558, sumiu diversas vezes de uma gruta e só era encontrada no alto do morro - onde hoje está o convento. O quadro com a imagem de Nossa Senhora da Penha chegou em 1569. A pequena capela teve sua primeira modificação concluída em 1660, quando passa a ser conhecida como convento. Em 1750 foi iniciada sua ampliação, resultandoem uma das mais belas construções do Brasil Colonial. É possível subir o morro, que tem 154 metros de altitude, de carro, ou andando pela ladeira da penitência, antigo caminho aberto pelos índios. O Convento da Penha foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1943.
Rua Vasco Coutinho, s/n, Prainha. Saindo do Centro, acesse a Rua Cabo AylsonSimões, depois a Rua 15 de Novembro, em seguida vire na Rua Antônio Ataíde em direção ao Sítio Histórico da Prainha.

Conheça os 20 locais sagrados mais visitados do mundo




Conheça 20 locais sagrados pelo mundo Foto:  / Getty Images
Conheça 20 locais sagrados pelo mundo

A revista americana Travel + Leisure listou os 20 lugares sagrados mais visitados do mundo. Segundo a publicação, milhões de pessoas de todo o mundo viajam até igrejas, templos e santuários em busca de enriquecimento cultural e espiritual.
Enquanto cada religião possui suas datas sagradas, de acordo com a revista, esses locais históricos podem ser visitados a qualquer momento do ano por turistas que querem saber mais sobre arte, história e tradições culturais.
Conheça a lista dos 20 locais que mais inspiram turistas e devotos por todo o mundo:
1. Santuário Meiji e Templo Sensoji, Tóquio
Visitantes por ano: 30 milhões 
Construído há 100 anos em homenagem ao Imperador Meiji e à Imperatriz Shoken, o Santuário Meiji Shinto é cercado por uma floresta sagrada com mais de 100 mil árvores e um belo jardim. Erguido em 628, o Templo Sensoji, também em Tóquio, é dedicado a Bodhisattva Kannon, o Buda mais compassivo, e possui iluminação especial durante as noites.
2. Templo Kashi Vishwanath, Varanai, Índia.
Visitantes por ano: 21,9 milhões
A construção com duas cúpulas douradas ficam lado a lado com o lado oeste do rio Ganges e, com ele, é um dos locais mais sagrados para o Hinduísmo. Os fiéis chegam ao local para tomar banho nas águas e purificar sua alma, diminuindo as chances de reencarnação.
3. Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, Cidade do México
Visitantes por ano: 20 milhões
A Antiga Basílica, finalizada em 1709, é contrastada pelo novo edifício, construído na década de 1970, e lembra uma arena de esportes. Na verdade, ela foi desenhada para abrigar 50 mil pessoas que chegam em massa para ver uma imagem da Virgem Maria que, diz a história, apareceu em um avental no século 16.
4. Templo Tirupati Tirumala Devasthanams, Andhra Pradesh, Índia
Visitantes por ano: 18,2 milhões
Uma corrente hindu chamada Vaishnavism, que enfatiza a igualdade e o amor, começou esta grandiosa construção, provavelmente há 1,2 mil ano. Lendas mencionam a área e muitos peregrinos e visitantes ainda aparecem para conhecer ou venerar muitos templos locais e estátuas.
5. Catedral de Notre Dame, Paris
Visitantes por ano: 13,6 milhões
A atração mais visitada na França quase não tem espaços sem estátuas de santos e anjos, magníficos vitrais com histórias bíblicas ou símbolos geométricos representando o infinito e o finito. Tendo sido renovada diversas vezes desde a sua abertura, em 1345, a catedral é hoje um local de devoção e uma galeria de arte.
6. Basílica de Sacré Coeur, Paris
Visitantes por ano: 10,5 milhões 
Druidas, gauleses e romanos que veneravam seus deuses, Mercúrio e Marte, escolheram está colina estratégica para construir seus templos. A basílica branca, feita no século 19 no estilo romano-bizantino, repousa no topo da Colina dos Mártires com a intenção de purificá-la de um passado violento enquanto encanta os turistas com uma vista panorâmica de Paris.
7. Templo Naritasan Shinshoji, Chiba, Japão
Visitantes por ano: 10 milhões 
A proximidade com o Aeroporto Internacional de Narita faz do Templo Budista Esotérico Shingon, fundado em 940, uma parada fácil para os turistas. Pagando uma taxa, videntes prometem revelar o futuro para os visitantes, que podem também aproveitar alguns dos rituais tradicionais que acontecem todos os dias para o deus do fogo, homenageado no templo.
8. Santuário Tsurugaoka Hachimangu, Kanagawa, Japão
Visitantes por ano: 10 milhões 
A caminhada agradável pelos jardins repletos de cerejeiras, portões ao estilo torii (construção japonesa típica com dois pilares verticais e uma trave horizontal acima que os une) e lagos japoneses com pontes e ilhotas compõem o santuário, construído no século 12 em reverência ao deus da guerra. O Jardim das Peônias é tão especial quanto o santuário e floresce entre abril e maio; contudo, cerca de 500 mudas surpreendem a todos com suas florações em janeiro.
9. Templos Kiyomizu-dera e Kinkaku-ji, Kyoto
Visitantes por ano: 10 milhões e 6 milhões, respectivamente
Tombado pela UNESCO, Kiyomizu-dera, ou "Templo das Águas Puras", está ao lado da montanha Otowa, onde peregrinos buscam as águas sagradas da cachoeira para beber. Do outro lado da cidade, folhas de ouro cobrem o templo zen budista Kinkaku-ji, construído originalmente no século 15. Visitantes não podem entrar e ver as estátuas sagradas, mas podem apreciá-las de fora.
10. Ise Jingu, Ise, Japão
Visitantes por ano: 8,5 milhões 
Quase todo o terreno deste santuário Shinto é uma floresta de ciprestes japoneses considerada divina. As árvores foram adoradas muito antes da construção do templo, no século 3. Três museus possuem dados sobre a história, agricultura e artes do local, considerado pelo governo japonês um Tesouro Nacional.
11. Basílica de São Pedro, Vaticano, Roma
Visitantes por ano: 7 milhões 
Uma das maiores construções sagradas do mundo e uma das mais sagradas para os católicos, a basílica é ornamentada com ouro, colunas de mármore, pinturas de anjos, estátuas icônicas e trabalhos criados por artistas da Renascença italiana, como Rafale, Brunelleschi, Bernini e Michelangelo. Este esculpiu a estátua de mármore Pietà, exposta na basílica, e ainda desenhou o enorme domo da igreja.
12. Dazaifu Tenmangu, Japão
Visitantes por ano: 6,6 milhões 
Seis mil ameixeiras de 197 espécies - florescendo em branco, rosa e vermelho em janeiro - cercam este santuário Shinto em honra de Mochizane Sugawara, um poeta e intelectual que foi deificado como o deus da caligrafia e da literatura depois de sua morte, em 903. O local tem árvores de cânfora com mais de 1,5 mil anos, campos com flores de íris e um lago feito no formato do ideograma que significa "coração".
13. Catedral de Colônia, Colônia, Alemanha
Visitantes por ano: 6 milhões 
O monumento gótico levou 600 anos para ficar pronto, em 1880. O glorioso interior possui arcos com mais de 40 metros de altura, enquanto suas torres continuam a ser o símbolo mais nobre da cidade. Não perca o santuário para os Três Reis Magos; e suba os 533 degraus para chegar ao topo do edifício e admirar o rio Reno e suas montanhas distantes.
14. Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, Lourdes, França
Visitantes por ano: 6 milhões 
Uma garota de 14 anos chamada Bernadette Soubirous teve 18 visões da Virgem Maria na Gruta de Massabielle, em 1858. Depois, um amigo da menina teve o braço curado pelas águas contidas no local. Agora, a caverna e seus arredores formam o Santuário Católico que inclui a fonte original, duas basílicas, três museus, nove capelas e outros locais para orações e reuniões.
15. Santuário de Padre Pio, San Giovanni Rotondo, Itália
Visitantes por ano: 6 milhões 
A modesta igreja de Santa Maria delle Grazie, construída em 1950, exibe o corpo preservado do santo, enquanto a Igreja de Padro Pio para os peregrinos, completada em 2004, chama a atenção pela fachada de vidro e seus arquitetura moderna.
16. Basílica de São Marcos, Veneza
Visitantes por ano: 5-6 milhões 
Esta obra-prima da arquitetura italiana possui cinco domos e quase 9 m² de mosaicos em ouro cobrindo paredes, arcos, cúpulas, salas e pisos, permanecendo até hoje como um dos mais nobres exemplos da arte bizantina. Muitas das obras, aliás, foram roubadas de Constantinopla e do Império Bizantino durante as Cruzadas.
17.Basílica de São Francisco de Assis, Itália
Visitantes por ano: 5,5 milhões 
A basílica gótica do século 13 recebeu afrescos de ninguém menos que Giotto, Cimabue, Lorenzetti e Martini. Duas igrejas no topo de colinas e uma cripta com o corpo intacto do santo atraem peregrinos do mundo todo. O interior suntuoso da igreja principal contrasta com a vida austera que o santo, conhecido por sua poesia, escolheu levar.
18. Catedral de São Patrício, Nova York
Visitantes por ano: 5,5 milhões 
A construção gótica, datada da metade do século 19, ocupa um quarteirão inteiro em uma das regiões mais caras do mundo. Localizada próxima da Grande Estação Central da cidade e das Nações Unidas, a igreja de janelas rosáceas importadas da França é um dos marcos arquitetônicos da Big Apple.
19. Muro das Lamentações, Jerusalém
Visitantes por ano: 5 milhões 
Um dos locais mais sagrados para o Judaísmo, o muro é uma das ruínas do Monte do Templo construído pelo rei Herodes em 20 a.C e destruído pelos romanos em 70 d.C. Homens e mulheres têm áreas separadas de adoração e devem usar roupas modestas e discretas.
20. Mesquita Azul, Istambul
Visitantes por ano: 5 milhões 
Uma intrincada estampa, feita com azulejos de cerâmica azuis e brancos retratando árvores, frutas, tulipas e escritos do Corão adornam as paredes, colunas, arcos e domos do interior desta mesquita do século 17. Construída pelo Sultão Ahmet com o intuito de se destacar mais do que a Hagia Sophia (que era, originalmente, uma igreja bizantina), a Mesquita Azul permanece como uma das poucas do mundo com seis marinetes
.

Cristo Esplendor: Monumento em Santa Helena, Paraná





Até o nome é bonito: Cristo Esplendor! Fica em Santa Helena, cidade localizada às margens do Lago de Itaipu. O monumento de bronze inaugurado em 2000 surpreende, considerando as dimensões dele e o tamanho da cidade. 

O Cristo é resultado do trabalho do escultor Faustino José Zardo Coin e do fundidor em cobre Adalberto Luiz Basso. O arquiteto do moumento como um todo, o que inclui o jardim que aparece na foto é João Cid Munhoz Campello quem também assina o projeto da Prefeitura da cidade. 

Localizado em um lugar alto, do Cristo se pode ver toda a cidade abaixo e também além da cidade, todo o verde da região e o Lago da Hidrelétrica de Itaipu. Quanto as energias, embora o local seja destinado aos católicos, é universal. Eu a senti aberta e fluindo para todos independentes de religião, partido, tribo, casta ou qualquer outra invenção humana negativa. Na foto aparece Abilene Rodrigues, jornalista de Foz do Iguaçu que participou de um levantamento da região. Evangélica por tradição ela disse uma frase que me impressionou: "se eu fosse católica, eu me casaria aqui". Ela se referia à Capela que existe sob o Cristo. 

Todo este encanto me leva a incluir O Cristo Esplendor na lista de Lugares Sagrados do Brasil e recomendado para quem anda curtindo o mundo de cabeça aberta e de coração aberto para as energias. Só pediria às autoridades de Santa Helena que redobrassem a vigilância e os cuidados no monumento. Lamentavelmente, vi pixações de baixo teor e pixações até no pé do Cristo Esplendor. Além de evitar a pixação, pedimos que se mantenham os trabalhos de manutenção que inclui fazer funcionar as fontes e as luzes segundo a vontade e as energias do projeto original. Os Blogs e sites ligados ao Neblina Criativa, Lugares Sagrados do Brasil e Y-Guaçu Secreta como um Chácra da Terra estão ao serviço desta maravilha. Paz! Chuva de Bençãos!

Jesus Cristo, esplendor dos exércitos celestiais, tende piedade de nós
- Da Ladainha de São Miguel